Quem somos?

A Liga Estudantil de Debate

Sejam muito bem-vindos à terceira edição da Liga Estudantil de Debate – Santa Maria. Uma simulação criada em 2018 realizando debates entre os jovens do 9° ano do ensino fundamental até o cursinho.

O nosso objetivo é que ao simular órgãos nacionais ou internacionais, os jovens discutam sobre problemáticas do mundo atual ou históricas e, no final do debate, os desperte a sensação de conhecer e querer mudar as realidades do mundo onde vivemos.

Este ano, estamos caminhando em direção à nossa terceira edição, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de setembro de 2020. Com o objetivo de fortalecer o artigo III da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH): “Todo ser humano tem direito à vida e à segurança pessoal”, e de dar continuidade a proposta da LED 2019, o tema central desse ano é: “Um Grito Pela Vida”, apresentado por 4 comitês de debate e 1 comitê de imprensa que se conectam a tal questão.

Devido ao momento em que estamos passando - por conta da pandemia do COVID-19 - foi necessária uma mudança no modo de simular. Sendo assim, trouxemos nesse ano a LED III em um formato 100% online e gratuito. A qual foi organizada com muito empenho e carinho para que seja uma experiência inesquecível para todos os participantes presentes.

Desejamos uma ótima simulação à todxs!

Atenciosamente,

Gabriela Viana
Subsecretária Financeiro-administrativa

Metodologia e regras

A Liga Estudantil de Debate preza pela convivência harmoniosa e empática de seus participantes, por meio da aplicação de regras clássicas das simulações, visando sempre o aprendizado, a troca mútua de conhecimento e o desenvolvimento da liderança juvenil. Seja a Liga Estudantil de Debate a primeira ou última simulação de cada um de seus participantes, buscamos sempre uma experiência agradável e enriquecedora, reafirmada pelas regras aplicadas. Confira o Guia de Regras para não perder nenhum momento dessa experiência!

Instagram- @ledsantamaria
Facebook - Liga Estudantil de Debate - Santa Maria
Email- ledesantamaria@gmail.com

Edições anteriores

LED I (2018)

A Liga Estudantil de Debate I, ocorrida em 2018, foi a experiência pioneira da Escola Santa Maria no mundo das simulações. Sendo a primeira edição exclusiva aos alunos do Santa, o Secretariado, que também exerceu a função de Mesa Diretora, colocou em pauta uma das questões mais discutidas naquele ano: a das armas nucleares. A recriação da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) deu palco ao tema "Armas Nucleares: proteção ou ameaça?", englobando as tensões entre EUA e Coreia do Norte, por exemplo, o que resultou em um amplo debate por parte dos delegados. Além disso, a cobertura da imprensa ficou totalmente a cargo do "Correio Diplomático", jornal fictício criado por alunos da escola.

Próximas edições

A LED II (2019), que ocorrerá em 25 é 26 de Outubro de 2019, terá um tema central: "Dando Voz aos Silenciados". Os 5 comitês dessa edição buscarão parafrasear a música "Cálice", de Chico Buarque, deixando com que os antes silenciados soltem seus "gritos desumanos" e lutem por igualdade em todos os sentidos.