Ensino Religioso

A dimensão religiosa, além de fazer parte da vida humana, cultural e social, pode ser estudada nas escolas como área de conhecimento, cuja disciplina é o Ensino Religioso. Assim como as demais áreas do conhecimento, é reconhecida a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e possui objetivos, habilidades e competências que precisam ser consolidadas durante o processo formativo dos estudantes.

Os objetivos propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) convergem para uma educação pautada na paz, pois fundamentam-se na valorização dos Direitos Humanos, no diálogo, na alteridade e no reconhecimento das diferentes identidades.

Assim, o processo de conhecimento religioso deverá ser pautado em princípios dialógicos, éticos e colaborativos na construção da cidadania e da qualidade de vida de todo o planeta e não podemos desconsiderar a dimensão de abertura do ser humano à transcendência, nem a importância fundamental do fenômeno religioso na história da humanidade.


- Nas séries iniciais, a proposta é promover a descoberta do sentido da vida a partir das relações consigo, com o outro e com o mundo (Criação), a partir do humanismo cristão.


- No Ensino Fundamental II e Médio, busca-se conhecer as riquezas culturais e religiosas elaboradas historicamente, relacionadas à vida das pessoas em suas esferas de relacionamento consigo mesmas, com o próximo e com o transcendente, acolhendo a diversidade humana, num respeito fraterno, que nos une enquanto criaturas de uma mesma habitação comum.

©Escola Santa Maria - Rua Santa Rita, 202 - Pari - São Paulo - SP - CEP 03026-030