Olá, Professor(a) do Sistema de Ensino Mary Ward!
Anualmente, os educadores das escolas integrantes do Sistema de Ensino Mary Ward reúnem-se para rever, aproximar e construir conhecimentos e práticas que buscam, cada vez mais, alinhar a ação pedagógica aos propósitos do nosso Projeto Educativo.
Mais do que um aprimoramento profissional, esses encontros têm se tornado importantes marcos para o fortalecimento de nossa identidade e para o contínuo exercício da reflexão crítica.
Para o próximo Encontro de Formação Pedagógica do Sistema de Ensino Mary Ward, que será realizado no dia 23 de janeiro de 2018, no Instituto de Educação Beatíssima Virgem Maria, elegemos o tema Valorização do Ser e Eficiência no Educar, por meio do qual buscamos (re)afirmar nosso compromisso em transformar conhecimento em verdadeiras experiências de aprendizagem.
Nesse dia, contaremos com a colaboração da Profa. Dra. Katia Stocco Smole, que nos trará mais esclarecimentos sobre a Base Nacional Comum Curricular.
Para alimentar os diálogos interdisciplinares, selecionamos alguns textos-base, que orientarão as reflexões propostas nas atividades de grupo, conforme área de interesse manifestada no ato da inscrição.
Prepare-se! Temos um encontro marcado.

CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO E TENHA ACESSO AOS FORMULÁRIOS DO ENCONTRO SEMW 2018

Roteiro de leitura e de sistematização do texto recomendado a cada um dos eixos temáticos (levar preenchido no encontro)
Formulário para a construção coletiva do Projeto de Intervenção (a ser acessado e  preenchido eletronicamente no dia 23/01/18, durante o encontro)

PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO:

7h30 às 8h - Recepção

8h às 8h30 - Abertura do Encontro e Oração

8h30 às 10h - Diálogo com a Profa. Dra. Katia Stocco Smole sobre a Base Nacional Comum Curricular

10h às 10h30 - Intervalo e café

10h30 às 12h - Reflexões teórico-práticas dos textos estudados nos respectivos grupos temáticos

12h às 13h30 - Almoço

13h30 às 14h - Despertar

14h às 15h30 - Construção compartilhada de possíveis projetos de intervenção nas nossas escolas, tendo por base as reflexões teórico-práticas vivenciadas em cada eixo temático

15h30 às 16h - Encerramento do Encontro

Eixos Temáticos
Ciência através da Arte
.
Somos desafiados a promover nos alunos um pensar crítico, plural, interdisciplinar e divergente voltado à inovação e à invenção, por meio da aproximação do pensamento científico clássico com as múltiplas linguagens artísticas e culturais contemporâneas.
Letramento Matemático
.
Exames internacionais que avaliam a aprendizagem da Matemática apontam que nossas concepções de ensino-aprendizagem precisam ser reinventadas urgentemente. Em alguns países, relacionar a linguagem matemática com a arte tem sido um caminho.
Linguagem na Era Digital
.
A produção textual pelos alunos nascidos em plena era digital precisa ser melhor compreendida por todos nós, educadores, passando pela construção de novas metodologias e estratégias de ensino que favoreçam a elevação dos níveis de letramento dos adolescentes e jovens.
Práticas Inclusivas
.
Como construir uma escola inclusiva, que promove a igualdade e valoriza a diversidade, em meio a uma cultura capitalista pautada na eficiência, na competitividade e no poder?
Corpo, Movimento e Aprendizagem
.
Vivenciar o jogo é fundamental para o pleno desenvolvimento do aluno. Mas como inseri-lo na escola e torná-lo uma experiência que integre corpo, movimento e aprendizagem?
Metodologias Ativas
.
Se nos moldes tradicionais a gestão da sala de aula sempre esteve concentrada na pessoa do professor, agora, em razão das novas abordagens e do que a era digital tem propiciado, os alunos ganham maior protagonismo na sala de aula e as estratégias didáticas devem priorizar aprendizagens mais ativas.
Protagonismo Infantojuvenil
.
Na perspectiva da Pedagogia Inaciana, somos desafiados a educar nossas crianças e jovens para a cidadania, criando alternativas para uma maior inserção e protagonismo na esfera pública da vida.
Desenho na Infância
.
A criança, na Educação Infantil, deve ser desafiada a todo momento a expressar-se por meio do desenho. No início, são apenas garatujas, rabiscos, movimentos que ela faz em cima do papel. À medida em que vai crescendo, seus desenhos começam a assumir formas e uma peculiar estética.
Interpretando Imagens
.
Apesar de estarmos vivendo na chamada “era da imagem”, os educadores, de maneira geral, ainda não utilizam métodos de ensino que façam da imagem um importante recurso para a construção do conhecimento. Mas como mudar isso?

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Caso não tenha efetuado a sua inscrição dentro do período de 23 a 31 de outubro de 2017, entre em contato com a sua Coordenação Pedagógica.

Lembrete aos participantes: efetue o download do texto-base, de leitura obrigatória, que orientará o debate no seu eixo. Para isso, basta ir até o final desta página e clicar no link correspondente.

​É importante destacar que, no dia do evento, os participantes de cada eixo discutirão a temática proposta em diálogo com três práticas docentes que serão socializadas no grupo. Se você desejar representar a sua escola apresentando a sua experiência, fale com a sua Coordenação Pedagógica.

Para concluir a sua inscrição, faça o download do texto-base, de leitura obrigatória, que orientará as discussões no seu eixo temático. Para isso, basta clicar no link correspondente:​

Práticas Inclusivas

Protagonismo Infantojuvenil

Interpretando Imagens