Caros pais e alunos,

Ao longo dos seus 83 anos de história, a Escola Santa Maria viveu muitas fases e ciclos de vida, de mudanças e de desenvolvimento institucional. Sempre nos desafiamos na direção do novo, do inédito e daquilo que nos transformou numa escola de qualidade.

Vivemos neste momento um novo ciclo de investimentos na Escola, com a modernização das instalações e da nossa proposta pedagógica, objetivando a continuidade de um projeto educacional que:

a) Habilite os alunos para os exames vestibulares e o mundo do trabalho, por meio de uma proposta curricular ao mesmo tempo que humanística, rigorosa academicamente;

b) Promove nos alunos um pensar crítico, plural, interdisciplinar e divergente voltado a inovação e a invenção de novidades inimagináveis, por meio da aproximação do pensamento científico clássico com as múltiplas linguagens artísticas e culturais contemporâneas, avançando na direção de uma escola que educa para a criatividade, experiência humana que funde emoção, cognição e ação e que possibilita aos alunos criarem coisas que lhes são inéditas e originais.

c) Leve os alunos a desenvolver uma espiritualidade que não separa a imanência da transcendência, conduzindo-os a um projeto de vida que cultive a sua própria religiosidade e que esteja comprometido com a defesa da dignidade da pessoa humana.

d) Coloque toda a inteligência escolar em prol do desenvolvimento das pessoas que integram a escola, a saber, alunos, familiares, funcionários e comunidade em geral, por meio de ações e projetos comunitários específicos.

Confúcio, filósofo chinês, disse: “torna-te aquilo que és”! A agenda de mudanças e reinvenções que está em curso não visa descaracterizar a Escola Santa Maria, não visa retirar dela aquilo que a torna original e única. Ao contrário, queremos continuar mudando para sermos mais e melhor aquilo que sempre fomos.

O nosso muito obrigado por confiarem em nós!

A Direção

Irmã Maria Helena