Ensino Fundamental I

1º ao 5º ano

Entre os 6 e 11 anos de idade, as crianças passam a descobrir nelas novas características cognitivas, físicas e psicossociais que torna possível adentrar um pouco mais no fascinante mundo do conhecimento e iniciar uma longa trajetória de estudos e aprendizagens. 

No entanto, o mundo do conhecimento está estruturado na forma de letras, palavras, números, textos, expressões, signos, fórmulas, conceitos, gráficos, desenhos e símbolos e para aprender sobre ele é imprescindível descobrir antes os mistérios da leitura e da escrita. É por essa razão que, no mundo todo, as escolas priorizam desenvolver nas crianças dessa faixa etária a plena capacidade de leitura e de escrita, além de certos domínios matemáticos. 

A criança entra em contato com as palavras desde o nascimento e na educação infantil é diariamente estimulada a adentrar neste complexo universo de grafias, sons e significados. Mas é no ensino fundamental que a experiência de alfabetização melhor se concretiza, avançando para o desenvolvimento no aluno da sua capacidade como leitor e escritor de diversos tipos de textos. 

Se de um lado a alfabetização depende que a criança tenha desenvolvido nela certas características cognitivas, do outro, o desenvolvimento cognitivo dela fica ainda mais potencializado quando passa a dominar a experiência da leitura e da escrita, exatamente pelo fato de sermos sujeitos da linguagem e do nosso pensamento se estruturar por meio das palavras. 

Paralelamente ao processo de aquisição da capacidade de leitura e de escrita, nesta fase, as crianças também alcançam importantes aprendizagens relacionadas ao mundo da matemática, como formas e elementos geométricos, as medidas e as grandezas das coisas, as quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão), leitura de gráficos, cálculos mentais e resolução de problemas. 

Conhecimentos científicos sobre o mundo da natureza e da vida em sociedade também são amplamente explorados pelos alunos, por meio de estratégias didáticas que valorizam o desenvolvimento, nos alunos, de visões críticas, criativas e inventivas acerca do mundo do qual fazem parte. 

A Escola Santa Maria busca ainda promover um pensar voltado a inovação e a invenção de “novidades inimagináveis”, como experiência de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo dos seus alunos, por meio da aproximação do pensamento científico com o universo da Arte. Estamos muito empenhados em construir um cotidiano escolar favorável ao desenvolvimento da criatividade dos nossos alunos, por meio do estímulo a um pensar-fazer-sentir que os levem a criar coisas que lhes sejam inéditas e originais. 

Diante dos desafios futuros a serem enfrentados por nossos alunos, educar para a criatividade tornou-se papel fundamental da escola. E nossos alunos, já nesta etapa de estudos, são estimulados a desenvolver ainda mais sua criatividade, por meio de vivências interdisciplinares que os colocam a estabelecer relações entre a Ciência e Arte

  • Artes

  • Ciências

  • Educação Física

  • Geografia

  • História

  • Inglês

  • Língua Portuguesa

  • Matemática

26/11/2018

A 8ª edição da Revista Pais Atentos, da Escola Santa Maria, já está disponível na Recepção da instituição. Retire hoje mesmo o seu exemplar. É totalmente gratuito!

Na edição digital, um dos destaques é a matéria Pequenas ações para fazer um mundo melhor. Para ler esse e...

27/08/2018

Os alunos do 1° Ano B do Ensino Fundamental, com a supervisão da professora Jussara, confeccionaram uma linda tartaruga para exercitar as palavras com a letra T. Todos se envolveram na atividade com muito entusiasmo!

Veja abaixo as fotos desta atividade:
 

20/08/2018

Os alunos do 3° Ano A do Fundamental, da professora Daniele, observaram todas as etapas do processo de condução de água nas plantas, questionando, argumentando e participando ativamente de toda a experiência vivenciada. 

Foi possível notar nitidamente o caminh...

20/08/2018

Os alunos do 1° Ano B do Fundamental, da professora Jussara, vivenciam na Mathemoteca aulas lúdicas que favorecem o desenvolvimento da resolução de problemas, realizando trabalhos em duplas e em grupos, que contribuem para novos aprendizados.

Veja abaixo as fotos desta...

13/08/2018

Os alunos do 2° Ano A, da professora Ana Paula, criaram um autorretrato diferente: tendo apenas meia fotografia, tiveram de completar a imagem observando atentamente as suas características, aproveitando para debater sobre as diferenças e respeito ao próximo.
Esta...

13/08/2018

As professoras Larissa, do 1° Ano A, e Ana Paula, do 2° ano A do Fundamental, juntamente com seus alunos, realizaram uma atividade para reforçar o aprendizado e a leitura das sílabas simples e formação das palavras. 
Na primeira etapa, as turmas se reuniram p...

13/08/2018

Durante o Curso de Férias, os alunos tiveram muitas atividades divertidas e de aprendizado, como montar uma peça de teatro, brincar de Batata Quente, Dia do Desenho Livre, Dança das Cadeiras, atividades com bexigas, brincadeira do vivo ou morto, passa bambolê, montar u...

24/07/2018

Os alunos da turma do 1° Ano B da professora Jussara trabalharam a interdisciplinaridade,  abordando conteúdos de ciências e matemática através de uma atividade gostosa.
Com frutas saborosas, foi feita uma roda de conversa sobre os temas abordados e em seguid...

27/06/2018

Os alunos da Educação Infantil, Integral Infantil, 1°A, 1ºB, 2ºA e 2°B participaram de um circuito de movimento, onde trabalhamos: equilíbrio, lateralidade, senso de direção, conceitos de dentro e fora, em cima e embaixo, pular, rolar e agachar. Possibilitando, assim,...

29/05/2018

Os alunos do 3°Ano B do Fundamental foram até a Mathemoteca, completar
figuras utilizando o geoplano. Eles construíram um pinheiro, um
foguete e as letras H e X. Após a construção, eles fizeram o registro
no caderno de Matemática. Foi uma atividade desafiadora e bem
ed...

Please reload

 Rua Santa Rita, 202 - Pari - São Paulo - SP
Fone: (11) 2292.3549
  • Facebook
  • Instagram