Quem somos?

A Liga Estudantil de Debate

Sejam muito bem-vindos à terceira edição da Liga Estudantil de Debate – Santa Maria. Uma simulação criada em 2018 realizando debates entre os jovens do 9° ano do ensino fundamental até o cursinho.

O nosso objetivo é que ao simular órgãos nacionais ou internacionais, os jovens discutam sobre problemáticas do mundo atual ou históricas e, no final do debate, os desperte a sensação de conhecer e querer mudar as realidades do mundo onde vivemos.

Este ano, estamos caminhando em direção à nossa terceira edição, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de setembro de 2020. Com o objetivo de fortalecer o artigo III da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH): “Todo ser humano tem direito à vida e à segurança pessoal”, e de dar continuidade a proposta da LED 2019, o tema central desse ano é: “Um Grito Pela Vida”, apresentado por 4 comitês de debate e 1 comitê de imprensa que se conectam a tal questão.

Devido ao momento em que estamos passando - por conta da pandemia do COVID-19 - foi necessária uma mudança no modo de simular. Sendo assim, trouxemos nesse ano a LED III em um formato 100% online e gratuito. A qual foi organizada com muito empenho e carinho para que seja uma experiência inesquecível para todos os participantes presentes.

Desejamos uma ótima simulação à todxs!

Atenciosamente,

Secretariado da Liga Estudantil de Debate

Jaqcueline Menassa Secretária Geral

José Vitor Alencar
Secretário Acadêmico-comunicativo

Gabriela Viana
Secretária Acadêmico-comunicativa

IMG_1904.jpg

Marcella Luongo
Secretária Administrativa

Pedro Hernandes
Secretário Financeiro

Enzo Araújo Dias​
Subsecretário Geral

Maria Eduarda B. Gonçalvez​
Subsecretária acadêmico-comunicativa

Paula Silva Soyer​

Camila Menezes Lima

Secretariado_html_cf5ceef.jpg

Trajetória

A trajetória da Liga Estudantil de Debate é simultânea à descoberta das simulações por parte de 6 alunos da Escola Santa Maria. Escolhidos por parte dos professores e do corpo diretivo como responsáveis por, primeiramente, representar a nossa escola em uma importante simulação que aconteceria em maio de 2018, e, posteriormente, replicar a experiência internamente, esse grupo mergulhou de cabeça no universo antes desconhecido de simulações em prol tanto da difusão desses eventos para um número cada vez maior de estudantes quanto para um maior engajamento dos alunos de nossa escola em relação a temas da agenda nacional e internacional.

A primeira edição da LED aconteceu em outubro de 2018, contanto apenas com alunos internos. Na segunda edição, afim de dar continuidade ao projeto, o secretariado deu um grande passo, abrindo as portas pela primeira vez a alunos externos e com um número maior de comitês. Além de uma Pré-LED, que serviu para orientar estudantes internos nos quesitos práticos das simulações e ajudá-los a entender como elas funcionam.

Agora, esta terceira edição da LED também está sendo desafiadora para o secretariado de 2020, pois terá sua primeira edição ONLINE, em setembro, contado com alunos externos e cinco comitês. Foi preparado também, pelo subsecretariado uma série de vídeos explicativos que irão, além de auxiliar com informações para a hora do debate, explicar como funciona a plataforma que será utilizada.

O secretariado está preparando tudo com muito carinho e espera que vocês tenham a melhor experiência possível. Estando totalmente à disposição para ajudar e responder a qualquer dúvida que possam ter posteriormente.

Metodologia e regras

A Liga Estudantil de Debate preza pela convivência harmoniosa e empática de seus participantes, por meio da aplicação de regras clássicas das simulações, visando sempre o aprendizado, a troca mútua de conhecimento e o desenvolvimento da liderança juvenil. Seja a Liga Estudantil de Debate a primeira ou última simulação de cada um de seus participantes, buscamos sempre uma experiência agradável e enriquecedora, reafirmada pelas regras aplicadas. Confira o Guia de Regras para não perder nenhum momento dessa experiência!

Instagram- @ledsantamaria
Facebook - Liga Estudantil de Debate - Santa Maria
Email- ledesantamaria@gmail.com

Edições anteriores

LED I (2018)

A Liga Estudantil de Debate I, ocorrida em 2018, foi a experiência pioneira da Escola Santa Maria no mundo das simulações. Sendo a primeira edição exclusiva aos alunos do Santa, o Secretariado, que também exerceu a função de Mesa Diretora, colocou em pauta uma das questões mais discutidas naquele ano: a das armas nucleares. A recriação da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) deu palco ao tema "Armas Nucleares: proteção ou ameaça?", englobando as tensões entre EUA e Coreia do Norte, por exemplo, o que resultou em um amplo debate por parte dos delegados. Além disso, a cobertura da imprensa ficou totalmente a cargo do "Correio Diplomático", jornal fictício criado por alunos da escola.

LED II (2019)

Ocorreu em 25 e 26 de Outubro de 2019, teve como tema central: "Dando Voz aos Silenciados". Os 5 comitês dessa edição buscaram parafrasear a música "Cálice", de Chico Buarque, deixando com que os antes silenciados soltem seus "gritos desumanos" e lutem por igualdade em todos os sentidos.

Próxima edição

Secretariado 2019