Quem somos?

A Liga Estudantil de Debate

A trajetória da Liga Estudantil de Debate, ou para os mais próximos, LED, começa no final de 2017: aos 6 alunos escolhidos por parte dos professores e do corpo diretivo como responsáveis pelo projeto, é dada a missão de, primeiramente, representar a Escola Santa Maria em uma importante simulação que aconteceria em maio de 2018, e, posteriormente, replicar a experiência dentro da escola. A preparação para tal foi intensa e desgastante, porém, mais do que apenas aprender a simular e discutir, fomos induzidos a mudar completamente a nossa postura, tanto como alunos, quanto como cidadãos: ser um indivíduo mais consciente e que pode agir mais ativamente na construção de um mundo melhor passaram a ser os nossos maiores objetivos.

Fábio Luiz Raimundo Filho Secretário Geral

Gabriela Viana
Subsecretária Financeiro-administrativa

Metodologia e regras

A Liga Estudantil de Debate preza pela convivência harmoniosa e empática de seus participantes, por meio da aplicação de regras clássicas das simulações, visando sempre o aprendizado, a troca mútua de conhecimento e o desenvolvimento da liderança juvenil. Seja a Liga Estudantil de Debate a primeira ou última simulação de cada um de seus participantes, buscamos sempre uma experiência agradável e enriquecedora, reafirmada pelas regras aplicadas. Confira o Guia de Regras para não perder nenhum momento dessa experiência!

Instagram- @ledsantamaria
Facebook - Liga Estudantil de Debate - Santa Maria
Email- ledesantamaria@gmail.com

Edições anteriores

LED I (2018)

A Liga Estudantil de Debate I, ocorrida em 2018, foi a experiência pioneira da Escola Santa Maria no mundo das simulações. Sendo a primeira edição exclusiva aos alunos do Santa, o Secretariado, que também exerceu a função de Mesa Diretora, colocou em pauta uma das questões mais discutidas naquele ano: a das armas nucleares. A recriação da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) deu palco ao tema "Armas Nucleares: proteção ou ameaça?", englobando as tensões entre EUA e Coreia do Norte, por exemplo, o que resultou em um amplo debate por parte dos delegados. Além disso, a cobertura da imprensa ficou totalmente a cargo do "Correio Diplomático", jornal fictício criado por alunos da escola.

Próximas edições

A LED II (2019), que ocorrerá em 25 é 26 de Outubro de 2019, terá um tema central: "Dando Voz aos Silenciados". Os 5 comitês dessa edição buscarão parafrasear a música "Cálice", de Chico Buarque, deixando com que os antes silenciados soltem seus "gritos desumanos" e lutem por igualdade em todos os sentidos.