SOP - Serviço de Orientação Educacional

Início de ano, uniforme arrumado, cheiro de livro novo, lápis apontado, frio na barriga, e expectativa de rever amigos, conhecer pessoas novas e encontrar professores.

Esta cena parece típica da infância e adolescência mas...será que é sempre assim?

A adaptação, principalmente na primeira infância, é um processo que exige tranquilidade e perseverança, pois deixar a família para criar outros vínculos, significa lidar com perdas e ganhos. É percorrer os primeiros passos da socialização.

A alfabetização é a aquisição e compreensão de novos símbolos que magicamente tomam significado. Aquelas letras cheias de curvas e perninhas tão difíceis de fazer passam a ter sentido, e a comunicação se acentua de forma universal.

Assim, nossas crianças vão crescendo, tendo opinião desejando ser ouvidas, e curiosas para desvendar caminhos novos.

A escola é o universo protegido, onde se depara com as primeiras diferenças de opinião de famílias e valores distintos, de segredos entre amigos, dos primeiros amores e rancores.

Sair da escola com uma mochila de experiências para a universidade e para o primeiro emprego é uma consequência do trabalho que realizamos com os alunos e família.

A compreensão do outro e o respeito por diferenças e diversidades são quesitos primordiais para um mundo melhor e uma sociedade fraterna.

A escola lida com os frutos do amanhã, com os primeiros passos do médico, do engenheiro, do padre, advogado, do professor, do empresário e do político que fará a diferença que tanto almejamos.

Maria Aparecida Zinoni Silva

Psicóloga – CRP 02060-9

Serviço de Orientação Educacional

Serviço de Orientação Educacional, este diretamente ligado aos alunos, pais e professores. A partir de uma visão global das características e dificuldades dos alunos na área acadêmica e nos relacionamentos interpessoais, tem o papel de acompanhar e orientar com o intuito de minimizar conflitos e aperfeiçoar o processo de aprendizagem.