Buscar
  • Laís de Souza

De fato, as propostas incluem a mulher preta na sociedade? ONUM

O segundo dia de reunião traz assuntos importantes em pauta, contudo, as soluções não atingem o objetivo do comitê.


Na manhã do dia 2 de outubro de 2021, as delegações se reuniram novamente para dar continuidade aos temas presentes no documento de trabalho, cuja finalidade é encontrar soluções e meios de incluir a mulher preta na sociedade. O tópico colocado em pauta na primeira sessão, com a presença de apenas quatro países, foi como a mídia poderia influenciar na conscientização da população.


As delegadas dos países participantes apresentaram caminhos diferentes capazes de fazer com que a mulher preta tenha uma influência maior na imprensa. A Itália propôs uma organização de palestras baseadas na história dessas mulheres na sociedade, expondo diversos acontecimentos que trouxeram consequências positivas para o Globo. A delegação do Reino Unido fez coro a suas palavras, segundo a mesma é uma forma de incentivar o público a ver todos como iguais, além de seu tom de pele.


O segundo tópico, discutido na reunião da Organização das Nações Unidas (ONU), foi a violência contra a mulher, que aumentou 50% na Itália. Os países sentiram a necessidade de se posicionar indicando que deve haver uma punição maior para aqueles que, de alguma forma, foram violentos e que os governos tenham leis mais rígidas que protejam de fato a mulher. Como solução, para colher resultados a longo prazo, foi colocada a abordagem do tema na escola para conscientizar desde o início a população de que deve haver sempre um consentimento mútuo.


Os dois temas debatidos tiveram soluções plausíveis que certamente ao serem aplicados terão resultados, no entanto, são necessárias decisões que vão além de temas específicos, ou seja, que apresentem meios de incluir de fato a mulher preta na sociedade. Com outros assuntos pertinentes a serem discutidos, espera-se que as delegadas apresentem discursos voltados para a resolução das problemáticas colocadas na agenda de trabalho, de modo que o comitê chegue ao seu objetivo.


2 visualizações0 comentário