• LED

O que é a LED?

A Liga Estudantil de Debate tem como principal objetivo promover debates sobre problemáticas políticas, econômicas ou sociais do mundo atual ou que já ocorreram no passado. Esses debates são feitos por delegados, os representantes de determinado país ou de um membro do do devido comitê, sempre respeitando a convicção da nação ou membro em questão.

A trajetória da nossa simulação é simultânea a descoberta das simulações por parte de 6 alunos da Escola Santa Maria. Escolhidos por parte dos professores e do corpo diretivo como responsáveis por, inicialmente, representar a nossa escola em uma importante simulação que aconteceria em maio de 2018, e, posteriormente, replicar a experiência internamente, esse grupo mergulhou de cabeça no universo antes desconhecido de simulações em prol tanto da difusão desses eventos para um número cada vez maior de estudantes quanto para um maior engajamento dos alunos de nossa escola em relação a temas da agenda nacional e internacional.

Satisfeitos com o resultado positivo da LED interna, o primeiro Secretariado resolveu dar um grande passo, o que acabou por abrir as portas pela primeira vez a alunos externos e possibilitou um maior número de comitês. Além do esforço direcionado ao planejamento da LED, houve ainda a realização da Pré-LED, que serviu para orientar estudantes internos nos quesitos práticos das simulações e ajudá-los a entender como elas funcionam.

Com a chegada da pandemia do covid-19, o futuro da LED ficou incerto em um mundo onde o isolamento social devia ser cumprido a fim de preservar a saúde de todos. Mas foi graças ao enorme esforço – e estresse – do Secretariado de 2020 que a terceira edição da Liga Estudantil de Debates, a LED Online, se tornou possível.

E com o sucesso do Secretariado da LED III, a LED retorna para uma quarta edição, mantendo-se no mundo virtual para garantir a saúde de todos os envolvidos. Agora cabe ao novo Secretariado carregar o que lhes fora ensinado em 2020 para tornar a LED IV um evento que todos possam apreciar e, quem sabe, relembrar.