• Pedro Domanico

Será COI uma piada?

20 de setembro de 1935; São Paulo, SP


Décima primeira Olimpíada, Berlin 1936



Durante esta quinta sessão, os delegados foram informados a respeito das diversas manifestações organizadas por esportistas da Grã-Bretanha, Iugoslávia, França e Grécia, reivindicando maior liberdade em suas escolhas na Olimpíada. Alemanha e Áustria ainda não se mostram abertos a atender a voz do povo.

Com a ocorrência de diversas manifestações feitas por atletas e figuras famosas no mundo dos esportes, prezando pela segurança dos participantes e exigindo a mudança do país sede dos próximos jogos de verão, talvez esta reunião seja a mais importantes na história do Comitê Olímpico Internacional. Apesar de tudo, o presidente deste comitê, que deveria estar mediando os debates e assegurando um melhor resultado para todos, não compareceu em nenhuma sessão até o momento, contabilizando um total de cinco faltas. Além disso, o presidente não foi o único que, mesmo com sua grande relevância, não compareceu nas discussões. Percebeu-se, também, a falta de um representante estadunidense, aquele que deveria ser o mandante do boicote e organizar as ideias opostas às alemãs.

Prezando o bem de todos, o esperado seria a ocorrência de jogos justos e seguros, independente de onde ocorrerem. No entanto, não contribuindo para a comodidade dos habitantes dos países comprometidos a participar, o presidente do COI se mostrou ausente em uma conferência com escopo que o deveria trazer. Esperamos que estas manifestações pró-segurança estejam realmente querendo o bem comum, sem enfatizarem, como já muito bem apontado pela delegada alemã, um viés político por trás, assim, somente atacando a nova ideologia do líder Adolf Hitler.


Folha da manhã

7 visualizações
 Rua Santa Rita, 202 - Pari - São Paulo - SP
Fone: (11) 2292.3549
  • Facebook
  • Instagram