Proposta Pedagógica

Introdução

O prédio, as salas de aulas, as lousas, a quadra de esportes e muros são evidências de que num certo lugar existe uma escola. Porém, para tornar-se de fato uma escola não basta possuir um corpo físico. Ser no mundo não é apenas ter um corpo, mas é expressar esse corpo, na forma de desejos, vontades, diálogos e ações.

 

A Proposta Pedagógica da Escola Santa Maria vem sendo atualizada ao longo dos seus 80 anos tendo essas ideias como pressupostos, sempre alimentada da convicção de que uma outra humanidade é possível ver nascer no mundo e, por isso, uma outra educação se faz urgente. A nossa escola nunca se propôs ser apenas mais uma escola. Inspirada na vida de Mary Ward, a Escola Santa Maria sempre ousou assumir um prática pedagógica que uniu de um lado o compromisso com uma sólida formação acadêmica e de outro lado ricas experiências e trocas entre os alunos com vistas a uma formação humanística comprometida com a dignidade da pessoa humana.

 

Viver esse ideal pedagógico tem exigido de todos nós muito planejamento e abertura para reinventar-se sempre, pois queremos continuar sendo uma escola que antecipa tendências pedagógicas e não apenas reproduz modelos escolares que ao longo do tempo a sociedade nos propõe.

 

Compartilhamos aqui aspectos essenciais da nossa proposta pedagógica. Para navegar por ela, basta seguir o menu ao lado e conhecer aquilo que nos caracteriza em cada um dos níveis de ensino.

 Rua Santa Rita, 202 - Pari - São Paulo - SP
Fone: (11) 2292.3549
  • Facebook
  • Instagram