Exposição | Em defesa das línguas indígenas

09/08/2017

A Escola Santa Maria abre a sua Galeria de Arte com a exposição “Em defesa das línguas indígenas”, por ocasião do Dia Internacional dos Povos Indígenas, que acontece em 9 de agosto.

 

A mostra reúne trabalhos de vários fotógrafos brasileiros que registraram aspectos diversos da vida dos povos indígenas.

 

A Exposição

 

O Brasil corre o risco de perder, no prazo de 15 anos, um terço de suas línguas indígenas. Atualmente, os índios brasileiros falam entre 150 e 200 línguas e devem ser extintos, até 2030, de 45 a 60 idiomas. Desde que o Museu do Índio iniciou um trabalho de documentação de línguas dos povos originais, chamado de Prodoclin, em 2009, os pesquisadores do projeto viram dois idiomas serem extintos, o apiaká e o umutina.

 

É uma perda irreparável tanto para as culturas indígenas quanto para o patrimônio linguístico-cultural mundial. Especialistas e indígenas ouvidos pela Agência Brasil afirmam que esses idiomas, que levaram séculos para se desenvolver, são fundamentais para a manutenção de outras manifestações culturais, como cantos e mitos.

 

No site do Laboratório de Línguas e Literaturas Indígenas da Universidade de Brasília (UnB) há uma lista com 199 idiomas. O portal Ethnologue.com, que funciona como um banco de dados das línguas faladas hoje no mundo, lista cerca de 170 línguas indígenas com falantes vivos no Brasil. Entre esses idiomas, 37 são considerados quase extintos, ou seja, os falantes são idosos e têm pouquíssima oportunidade de usar o idioma. Há ainda 23 línguas consideradas moribundas, ou seja, são faladas apenas pela faixa etária mais velha da população, mas ainda são usadas no cotidiano por essas pessoas. Excluindo-se essas 60 línguas, sobram cerca de 110 que ainda são usadas pelas parcelas mais jovens da população. Mesmo assim, é preciso considerar que muitas delas têm poucos falantes.

 

Fonte: http://fotospublicas.com/brasil-pode-perder-30-de-suas-linguas-indigenas-nos-proximos-15-anos/

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaques

Amazônia em chamas

05/09/2019

1/7
Please reload

Últimas Notícias
Please reload

 Rua Santa Rita, 202 - Pari - São Paulo - SP
Fone: (11) 2292.3549
  • Facebook
  • Instagram