Ex-alunas da Escola Santa Maria se destacam na redação do ENEM 2017

13/03/2018

Ericka Giannelly Perez Taborga e Isabella Arjol Barbosa, que recentemente concluíram o Ensino Médio na Escola Santa Maria, tiveram excelentes resultados na redação do ENEM 2017.

Confira os depoimentos dessas ex-alunas, que explicam como a Escola Santa Maria contribuiu para esse desempenho:

"Eu sempre senti muita pressão para ir bem no ENEM. Me dediquei muito para isso!

Mas o apoio dos meus professores foi fundamental para isso, especialmente do Prof. Fábio, que toda semana mandava fazer pelo menos duas redações. Além de sempre tentar debater todos os temas possíveis que poderiam cair no ENEM!

Eu tenho certeza de que a persistência do professor foi extremamente importante para que eu sempre pudesse de alguma forma treinar minha escrita, mesmo quando batia aquele cansaço no final de semana... Eu fiquei muito feliz quando recebi minha nota de redação, mas acho que no fundo eu sabia que já estava preparada o suficiente para ir bem!

Eu posso dizer que nem sempre ia bem nas redações, mas sempre buscava dar o melhor de mim! Então mesmo que não seja fácil no início, se houver esforço e dedicação, com certeza mais pra frente você verá que tudo valeu a pena!

Eu agradeço muito à Escola Santa Maria por me dar a base e me ajudar a construir o alicerce que eu precisava para começar meu sonho de cursar Direito na Universidade de São Paulo (USP)."

"Sempre tive dificuldade para escrever redações ou entender as fórmulas de Matemática. Ou eu não conseguia organizar os pensamentos, ou eu não conseguia entender algumas formas de raciocínio.

Um certo dia, para entender uma fórmula de Matemática, a professora a relacionou com uma situação comum do cotidiano, ajudando não só a mim, mas à sala inteira a entender Geometria.

Ao notar isso, percebi que poderia aplicar nas minhas redações essas relações. Aprendi a relacionar temas como “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil” com filmes e séries como “Madagascar”, ou fatos históricos como “Hitler e o nazismo”, ou filósofos como Maquiavel.

Quando comecei a fazer isso, recebi todo o apoio que precisava. Percebi que todas as matérias, nossos hobbies e gostos são necessários para compor uma redação ou o entendimento de alguns raciocínios. Nunca fui tão grata à Escola Santa Maria, meus colegas e professores por me ensinarem isso."