Construindo um Herbário

20/08/2018

No estudo das plantas, a atividade de se coletar espécimes com o fim de estudar e identificar é uma prática comum. As coleções de plantas com fim científico são chamadas de Herbários, referindo-se a um conjunto de espécimes vegetais secas, distribuídas de acordo com o Sistema de Classificação dos Seres Vivos.
Dessa forma, na aula de Biologia, os alunos do 3° Ano do Ensino Médio foram desafiados a buscar plantas em seu cotidiano com o objetivo de construir um Herbário. As etapas de construção foram constituídas pela coleta de plantas com folha e flor, identificação das espécies, secagem das plantas e montagem do Herbário.
Nessa prática, os alunos puderam despertar a atenção para as plantas que estão ao seu redor, estudar diversas plantas olhando para exemplares reais e resgatar uma prática utilizada amplamente pelos cientistas na área da Botânica.

Veja abaixo as fotos desta atividade: