top of page

EDUCAÇÃO INFANTIL
MINIMATERNAL, MATERNAL, JARDIM I e II

Há um imenso mundo a ser descoberto pelas crianças na fase da educação infantil! Um mundo cheio de cores, mistérios, sons, cheiros, texturas, belezas, histórias, enigmas e um monte de coisas que lhes são inéditas! O papel da escola é ajudar as crianças a descobrirem tudo o que for possível sobre esse mundo que agora lhes pertence.

 

A Escola Santa Maria é um lugar onde profissionais habilitados ajudam as crianças a caminharem nessa jornada de descobertas pelo mundo da arte, da cultura, da ciência, da tecnologia e de tudo aquilo que diz respeito a vida humana.

 

Priorizamos estratégias didáticas e metodológicas que despertem nas crianças a curiosidade e as levem a pesquisar, refletir, elaborar hipóteses, experimentar, testar e a construir conhecimentos sobre o mundo das coisas.

 

Para a nossa escola, quando a criança se põe a descobrir o mundo que está fora dela, ela também passa a descobrir as tantas capacidades e inteligências que estão dentro dela. Conhecer o mundo e se desenvolver como ser humano são coisas que nunca se separam.

 

A proposta pedagógica da Escola Santa Maria se estrutura em seis grandes eixos curriculares: brincar, expressar, movimentar, registrar, criar e cuidar. ​

Nossos alunos da Educação Infantil aprendem a:

WhatsApp Image 2023-07-07 at 14.23.27 (1).jpeg

Brincar, fantasiar, jogar, imaginar e imitar

Na infância, brincar é algo muito sério. A brincadeira é a atividade mais importante na vida da criança. Essa peculiar linguagem lúdica presente na infância precisa ser compreendida pelos adultos e, a partir dela, levar a criança a interagir com o mundo e a se desenvolve como pessoa. Na nossa escola, os vários momentos brincantes que as crianças vivenciam, como por exemplo jogos simbólicos e brincadeiras de faz de conta, são intencionalmente planejados pelas professoras, que procuram explorar aspectos específicos para o pleno desenvolvimento dos alunos.

PANO_20230707_120804.jpg

Expressar, ouvir, comunicar, perguntar, ver e cantar

A escola cumpre um papel muito importante no desenvolvimento da oralidade, ao oferecer as crianças pequenas uma ambiência cotidiana falante, rica em diálogos e em trocas sociais.

Expressar um pensamento, contar aquilo que pensou, ouvir a opinião do outro, conversar e se comunicar, são aspectos do desenvolvimento humano que precisam ser muito estimulados na educação infantil. Na nossa escola, a equipe de professoras valoriza muito essa troca e por isso planeja atividades diárias que favoreçam a roda de conversa, a leitura coletiva de textos, o pensar e o falar dos alunos.

PANO_20230707_120713.jpg

Movimentar, pular,  pinçar, dançar, correr, escorregar e andar

Movimentar o corpo e conhecer seus limites e possibilidades é um aprendizado permanente na infância. E na educação infantil, as crianças são estimuladas a descobrir o seu próprio corpo e a alcançar maior consciência corporal. Em relação a esse eixo curricular, a equipe de professoras, diariamente, propõe às crianças atividades voltadas ao seu desenvolvimento motor, como por exemplo: a coordenação motora fina e a precisão no uso das mãos; as várias formas de expressividade corporal como dança e teatro; o equilíbrio e a coordenação dos movimentos do corpo por meio de atividades com obstáculos e brinquedos que desafiem a criança a pular, correr, abaixar, subir e se exercitar por inteiro.

4_edited.jpg

Registrar, desenhar, ler, rabiscar, escrever, pintar, colar e recortar

O desenho é a primeira escrita da criança! Antes da humanidade construir esse complexo mundo da escrita, os seres humanos faziam desenhos quando queriam registrar algo. É por isso que o desenho é entendido como a pré-história da escrita. Antes de aprender a escrever é por meio do desenho que os seres humanos registram aquilo que sabem e veem no mundo. A criança, na educação infantil, é desafiada a todo o momento a expressar-se por meio do desenho. No início são apenas garatujas, rabiscos, movimentos que ela faz em cima do papel, mas a medida em que vai crescendo, seus desenhos começam a assumir formas e uma peculiar estética cujo conteúdo expressa uma mensagem e uma ideia. Dentro deste eixo curricular, a Escola busca construir um ambiente onde a criança também explore o mundo das letras, dos números, das palavras, das medidas, dos textos e, respeitando seu desenvolvimento cognitivo, a conduza a certas descobertas sobre a matemática e a escrita humana, preparando-a para a etapa de alfabetização que virá a seguir.

2_edited.jpg

Criar, pesquisar, inventar, descobrir, fazer, copiar e transformar

A criatividade é entendida como uma experiência humana que funde emoção, cognição e ação. Quando nos lançamos ao desafio de criar, de dar forma a algo que nos é inédito ainda, utilizamos tudo aquilo que temos dentro de nós. Por essa razão, a Escola Santa Maria buscar educar para a criatividade desde a educação infantil, criando, para isso, um ambiente cotidiano estimulante que leve os alunos a inventarem novidades inimagináveis, a pesquisarem aquilo que lhes desperta curiosidade sobre a vida na natureza e na sociedade.

3_edited.jpg

Cuidar, conviver, repartir,

respeitar, sentir, comer e orar

Cuidar de si, cuidar do outro e cuidar do mundo! Este é o sexto eixo curricular da nossa educação infantil! São muitos os aspectos desse eixo que procuramos desenvolver nas crianças, onde destacamos: ter asseio pessoal; fazer xixi e cocô sozinho; dar descarga e descartar o papel higiênico; comer sozinho; servir sozinho a comida; escovar os dentes corretamente; descansar e repousar; comer junto dos amigos e aprender a repartir; cuidar do meio ambiente. Esse cuidado de si, dos outros e do mundo, na perspectiva da pedagogia de Mary Ward, pode ser a expressão de um espiritualidade que nos põe em comunhão com o Criador. Por essa razão, é neste eixo curricular que desenvolvemos as aulas de ensino religioso.

bottom of page