ENSINO FUNDAMENTAL
6°, 7°, 8°, 9° ANO

winnnicott-logo-geek-one-300x85.png.webp
post 3.png

O aluno do Ensino Fundamental II, com idade entre 11 e 14 anos, vivencia uma fase de vida marcada por profundas mudanças físicas, emocionais, sociais, cognitivas e culturais, conhecida como puberdade.

Uma importante mudança vivida pelos alunos que passam pelo ensino fundamental II a ser destacada diz respeito à transição entre um eu egocêntrico para um eu coletivo. Na adolescência os humanos rompem com traços próprios da infância e iniciam um longo percurso na direção do universo dos adultos, a partir da descoberta do outro. No entanto, apesar de agora buscar se descobrir como pessoa a partir dos relacionamentos sociais que passa a estabelecer, as profundas transformações que ocorrem dentro de si tornam cada adolescente um sujeito único, exigindo que a escola compreenda cada aluno como um universo particular.

Nossos alunos do Ensino Fundamental II aprendem a:

Estudante escolar

Pensamento

Do ponto de vista cognitivo, o pensamento dos adolescentes alcança formas mais complexas e sofisticadas. Se na infância o pensar se dá em torno do concreto e do real, na adolescência, o aluno descobre-se capaz de intuir hipóteses, construir ideias abstratas, pensar sobre o próprio pensamento, alcançar maior autoconsciência e de si e de viver a experiência da introspecção.

Professor estudante

Foco no aluno

A proposta curricular da escola Santa Maria foca não apenas nos conteúdos a serem ensinados, mas também na pessoa do aluno, garantindo uma experiência educativa atenta as inúmeras transformações reservadas aos adolescentes do ensino fundamental II.

Biblioteca da escola

Autonomia

Por essa razão, priorizamos o desenvolvimento de aulas dinâmicas; a experiência do trabalho colaborativo entre os alunos; a pesquisa e a experimentação que levem os alunos a compreender a realidade cotidiana a partir dos conhecimentos científicos ensinados em sala de aula; a construção diária de uma ambiência escolar fraternal e respeitosa entre todos e o fortalecimento da autonomia do aluno nos seus aspectos cognitivos, corporal e emocional.

A Escola irá fornecer um chromebook para cada aluno, para que eles possam acessar e trabalhar com a plataforma Geekie, dentro e fora da sala de aula.

O Geekie One é uma plataforma de ensino híbrida que alia tecnologia com intencionalidade pedagógica a material didático completo. A proposta está alicerçada no pilar de Conteúdo significativo, digital e flexível. O material didático está alinhado com uma abordagem voltada para a construção do raciocínio e focado no desenvolvimento de habilidades e competências dos(as) nossos(as) estudantes.