Sistema Mary Ward

Projeto Educativo

Serve a Deus com grande amor e liberdade de espírito (Mary Ward)

Após alguns anos de sonhos e buscas, nasceu o Projeto Educativo das Escolas da nossa Congregação, Província brasileira. Estávamos em busca da elaboração de um projeto, comum às cinco Escolas que fazem parte do Sistema Educacional Mary Ward. Esse Projeto agora existe e nele estão contidos princípios inspiradores, fundamentados na espiritualidade inaciana, e que serão capazes de perpassar, iluminar e orientar nossa tarefa educativa, tão desafiadora quanto exigente, quando levamos em conta o contexto de mundo, de sociedade em que vivemos, terceiro milênio, século XXI. Por isso, este Projeto Educativo será um ponto de referência para nossas Escolas, ajudando-as a agirem dentro dos mesmos parâmetros e critérios da Pedagogia Inaciana, que não deixa de ser a Pedagogia do Evangelho. Portanto, creio, firmemente, que este Projeto será também um fator de unidade entre as Escolas da Província brasileira, no sentido de um trabalho conjunto, em que se tenha a mesma identidade, os mesmos objetivos e as mesmas linhas de ação e se fale a mesma linguagem.

Acredito e faço votos que, com a vivência deste Projeto, o Sistema Educacional Mary Ward possa, enraizado no carisma de nossa fundadora, ter como meta a Educação transformadora, ou seja, melhorar o ensino, a sociedade, o mundo e o Planeta, educando para a justiça, para a paz, para a integridade da Criação (ecologia) e para a solidariedade.

Que nossos alunos possam, no futuro, ser homens e mulheres capazes de dar sua contribuição para a construção de um mundo mais humano e fraterno. Essa tarefa abarca toda a comunidade educativa. E é isso que o Projeto Educativo, que aqui apresenta, propõe.

Para a elaboração deste Projeto tivemos como consultores o Pe. José Luís Fuentes, a Professora Andréa Cecília Ramal e a Professora Sueli Bulhões da Silva, membros do Centro Pedagógico Pedro Arrupe (CPPA), da Companhia de Jesus, com sede no Rio de Janeiro.

Iniciamos o trabalho em dezembro de 2001 e foi concluído em dezembro de 2002.

Contamos também com a ajuda das Diretoras, com as equipes de cada Escola, pais, funcionários, professores, alunos e Irmãs. Meu agradecimento se estende a todos que se envolveram com essa tarefa, tão árdua quanto gratificante. Um agradecimento especial ao CPPA, ao Pe. Fuentes, como seu Diretor, que aceitou o nosso pedido de ajuda, e em particular um agradecimento às Professoras Sueli e Andréa, que durante um ano fizeram conosco essa busca, assessorando-nos e partilhando sua experiência com sabedoria, profundidade e simplicidade. Vocês, agora, fazem parte da nossa vida e da nossa missão.

Um agradecimento especial também às Diretoras e a todas as Irmãs que trabalham nas nossas Escolas, que de uma maneira ou outra colaboram com essa nossa missão. Um agradecimento a toda a Província brasileira. Termino pedindo que Santo Inácio e Mary Ward intercedam por nós.

Irmã Maria Helena Gabai Alves
Congregação de Jesus