ENSINO FUNDAMENTAL
1°, 2°, 3°, 4° E 5° ANO

post 2.png

Entre os 6 e 11 anos de idade, as crianças passam a descobrir nelas novas características cognitivas, físicas e psicossociais que torna possível adentrar um pouco mais no fascinante mundo do conhecimento e iniciar uma longa trajetória de estudos e aprendizagens.

Nossos alunos da Ensino Fundamental I aprendem a:

Menina na escola

Leitura e escrita

No entanto, o mundo do conhecimento está estruturado na forma de letras, palavras, números, textos, expressões, signos, fórmulas, conceitos, gráficos, desenhos e símbolos e para aprender sobre ele é imprescindível descobrir antes os mistérios da leitura e da escrita. É por essa razão que, no mundo todo, as escolas priorizam desenvolver nas crianças dessa faixa etária a plena capacidade de leitura e de escrita, além de certos domínios matemáticos.

Menina em sala de aula

Sons e significados

A criança entra em contato com as palavras desde o nascimento e na educação infantil é diariamente estimulada a adentrar neste complexo universo de grafias, sons e significados. Mas é no ensino fundamental que a experiência de alfabetização melhor se concretiza, avançando para o desenvolvimento no aluno da sua capacidade como leitor e escritor de diversos tipos de textos.

escola Crianças

Linguagem

Se de um lado a alfabetização depende que a criança tenha desenvolvido nela certas características cognitivas, do outro, o desenvolvimento cognitivo dela fica ainda mais potencializado quando passa a dominar a experiência da leitura e da escrita, exatamente pelo fato de sermos sujeitos da linguagem e do nosso pensamento se estruturar por meio das palavras.

Aula de matemática

Matemática

Paralelamente ao processo de aquisição da capacidade de leitura e de escrita, nesta fase, as crianças também alcançam importantes aprendizagens relacionadas ao mundo da matemática, como formas e elementos geométricos, as medidas e as grandezas das coisas, as quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão), leitura de gráficos, cálculos mentais e resolução de problemas.

Lição de jardinagem

Ciência e natureza

Conhecimentos científicos sobre o mundo da natureza e da vida em sociedade também são amplamente explorados pelos alunos, por meio de estratégias didáticas que valorizam o desenvolvimento, nos alunos, de visões críticas, criativas e inventivas acerca do mundo do qual fazem parte.

Classe de pintura

Artes

A Escola Santa Maria busca ainda promover um pensar voltado a inovação e a invenção de “novidades inimagináveis”, como experiência de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo dos seus alunos, por meio da aproximação do pensamento científico com o universo da Arte. Estamos muito empenhados em construir um cotidiano escolar favorável ao desenvolvimento da criatividade dos nossos alunos, por meio do estímulo a um pensar-fazer-sentir que os levem a criar coisas que lhes sejam inéditas e originais.