• Foto do escritorEscola Santa Maria

Os 90 anos da Escola Santa Maria - Contando a Nossa História.

Atualizado: 8 de nov. de 2023

No último dia 21/10, durante o Evento Cultural, a Escola Santa Maria divulgou o link de acesso à versão digital do livro Os 90 anos da Escola Santa Maria - Contando a Nossa História. Em janeiro de 2024, será lançada a versão impressa da obra, que é composta por desenhos, fotos e textos vencedores do 5ª Concurso de Redação “Formando Pequenos Grandes Escritores”.

Desde o seu lançamento, em 2002, o objetivo do concurso é o de formar alunos-escritores competentes, capazes de produzir textos coerentes e coesos. Em sua 5ª edição, o concurso de 2023 convidou os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais - a 3ª Série do Ensino Médio a escreverem crônicas históricas sobre os 90 anos da Escola Santa Maria, a partir do resgate e descrição dos fatos marcantes que impactaram a trajetória da instituição. Já as turmas da Educação Infantil ao 3º Ensino Fundamental - Ano Iniciais - foram convidadas a ilustrar as crônicas e a recriar fotos da época da fundação da escola. Nas aulas de Arte, alguns alunos produziram desenhos representando as diversas fachadas que teve a escola, e os mais votados compõem a capa e a contracapa. O departamento de marketing da escola ficou responsável pela montagem da versão digital do livro.

Muitas pessoas, fatos, situações e projetos contribuíram para a construção da identidade da Escola Santa Maria durante os 90 anos de sua existência. Por isso, foi necessário um longo trabalho de pesquisa e de entrevistas por parte dos alunos e dos professores desde o início deste ano letivo.

Professora Juliana Risso